ZOOTECNIA


  CENTRO DE TREINAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
   
 


1. Histórico

O Centro de Treinamento de Recursos Humanos (Foto 01) foi criado pelo Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP em 1997, com a participação das empresas Itambé, Nestlé, Parmalat, Paulista e Tetrapak sendo sua coordenação de responsabilidade do Departamento de Zootecnia com apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ.

Foto 01. Foto das instalações do Centro de Treinamento de Recursos Humanos – Depto de Zootecnia – ESALQ/USP.

 

 

2. Missão

Oferecer treinamento técnico a funcionários rurais e a profissionais da área de ciências agrárias.

3. Visão

Contribuir para que a atividade agrária nacional alcance níveis de eficiência técnica e econômica mediante difusão de conhecimentos técnico-científicos e ênfase na sustentabilidade ambiental e social.

4. Infra-estrutura

Este Centro foi projetado de maneira a possibilitar a máxima interação dos treinandos com as atividades de produção do Departamento de Zootecnia (produção animal) e de outros setores da ESALQ. Para isso, além da sala de aula, o Centro conta com alojamentos para acomodar 25 pessoas (Foto 02), o que permite aos treinandos o acesso às atividades de rotina dos sistemas de produção e de pesquisa (Foto 03).

Foto 02. Salas de aula e do alojamento do Centro de Treinamento.

Foto 03. Vacas leiteiras na área de sombra e rebanho de corte em pastejo.

Foto 04. Dia de Campo sobre suplementação de bovinos de corte em pastejo e confinado.

Foto 05. Aula prática nas pastagens utilizadas por bovinos leiteiros e de corte

5. Eventos

O Centro oferece, ao longo do ano, cerca de 24 eventos de Difusão Cultural, Workshops, Reuniões Técnicas e Curso de Especialização em Produção de Ruminantes. Os eventos de Difusão Cultural duram de 2 a 4 dias e são realizados normalmente durante os dias úteis. O Curso de Especialização tem sido oferecido desde 2000, com inscrição dos alunos no início do ano e duração de 2 anos (20 a 22 finais de semana). Além dos cursos abertos ao público são realizados treinamentos específicos para técnicos de entidades públicas e privadas no próprio Centro ou em outros locais e cidades. Também são realizados dias de campo com apoio de instituições públicas e privadas (Fotos 04 e 05). Até 2014 foram treinadas 6139 pessoas nos eventos de Difusão Cultural e 1289 técnicos de nível superior concluíram o Curso de Especialização/Aperfeiçoamento em Produção de Ruminantes. Programação e informações sobre os cursos podem ser obtidas nos sites

www.esalq.usp.br e www.fealq.org.br .

6. Corpo docente

O corpo docente do Centro de Treinamento é formado, principalmente, por professores da ESALQ/USP, com apoio de pós-graduandos, profissionais de outras universidades, de instituições de pesquisa e de empresas privadas.

7. Localização


O Centro de Treinamento está localizado a 1400 metros em linha reta da entrada principal do Campus da ESALQ/USP (clicar no número 50 localizado na parte superior do mapa).


(http://www.esalq.usp.br/acom/mapa/mapa.htm).

 

8. Eventos

 

32º TREINAMENTO SOBRE NUTRIÇÃO E FORMULAÇÃO EM MICROCOMPUTADOR PARA BOVINOS LEITEIROS

35º TREINAMENTO SOBRE SISTEMA ROTACIONADO INTENSIVO DE PRODUÇÃO DE PASTAGENS PARA BOVINOS DE CORTE

15º TREINAMENTO AVANÇADO SOBRE NUTRIÇÃO DE BOVINOS

31º TREINAMENTO SOBRE NUTRIÇÃO E FORMULAÇÃO EM MICROCOMPUTADOR PARA BOVINOS DE CORTE

 

9. Contato

Mais informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Centro de Treinamento podem ser obtidas nos endereços eletrônicos cdt@fealq.org.br e ct.esalq@usp.br. Por telefone, o contato pode ser feito com Maria Eugênia (19 3417-6604 - FEALQ) ou 19 34294438 Centro de Treinamento.

 

 



 




 


Copyright © 2003-, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA(LZT)
Avenida Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP - CEP 13418-900
Tel.: (19) 3429-4438 - centro de treinamento