ZOOTECNIA


 
Bovinocultura de Corte
 
 

Objetivos

  • Desenvolver atividade de ensino teórico e prático em bovinocultura de corte para alunos de graduação da ESALQ e de outras Instituições públicas e privadas.
  • Desenvolver pesquisa e gerar conhecimento nas áreas de nutrição, manejo e reprodução de bovinos de corte, assim como na área de conservação de forragens.
  • Realizar atividade de ensino e treinamento de alunos de pós-graduação nas áreas acima citadas.
  • Dar suporte técnico aos cursos de difusão de tecnologia oferecidos pelo Centro de Treinamento de Recursos Humanos (CTRH) do Departamento de Zootecnia, e assim repassar as informações geradas com os trabalhos de pesquisa para produtores e técnicos que atuam na área.

Pesquisa

Principais linhas de pesquisa:

  • Sistemas intensivos de produção de bovinos de corte em pastagens
  • Estratégias de suplementação de bovinos de corte em pastagens
  • Conservação de forragens
  • Terminação de bovinos em confinamento

Produção

A fazenda de gado de corte do Departamento de Zootecnia conta com área de aproximadamente 64 ha., ocupados com 49 ha. de pastagens manejadas intensivamente (15 ha. experimentais e 34 ha. para o sistema de produção), e 15 ha. destinados à produção de silagem de milho, sorgo e cana-de-açúcar.

O rebanho de bovinos de corte é composto por 450 cabeças das raças Nelore e Canchim. Anualmente, o Departamento de Zootecnia realiza o seu Leilão de bovinos, onde são ofertados 120 tourinhos e matrizes PO das respectivas raças, fruto de um trabalho rigoroso de seleção genética iniciado em 1970.

Treinamento de estagiários

O Clube de Práticas Zootécnicas (CPZ), criado em 1977, oferece aos alunos da ESALQ e de outras Instituições, a oportunidade de realizar treinamento prático na área de produção intensiva de bovinos de corte. Os estagiários do CPZ participam de todas as atividades da rotina diária de uma fazenda de gado de corte, assim como do planejamento anual das atividades, são responsáveis pelo controle zootécnico e pela organização do Leilão de bovinos da ESALQ.

Coordenadores

Ensino: Cláudio Maluf Haddad E-mail

Pesquisa:

Flávio Augusto Portela Santos E-mail

Luiz Gustavo Nussio E-mail

Sistema de producao:

Flávio Augusto Portela Santos E-mail

Marco Antônio Penati E-mail

 

Tels.: (19) 3429-4134

 

     

Copyright © 2003-, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA(LZT)
Avenida Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP - CEP 13418-900
Tel.: (19) 3429-4134 Fax (19) 3429-4215